Eu gosto de livros, gosto MUITO de livros!, tanto, mas tanto que há sempre cá em casa uma pilha deles prontos a ler ou reler.

ferias-mrec

   

5 Livrarias Históricas em Portugal | Travel is good for the soul | Photo by Element5
Photo by Element5 Digital

   

5 Livrarias Históricas em Portugal? Afinal, onde é que podemos encontrar livros a perder de vista? Lá está, em bibliotecas e livrarias!


Promote & earn money

Há um encanto na leitura que me seduz desde sempre, em especial no que toca a literatura clássica, ciências sociais, banda desenhada and so on, and so on

As bibliotecas têm livros que podemos trazer para casa e são uma excelente opção para não gastar um balúrdio nestes pequenos objectos carregados de mundo. Mas, e demorar mais tempo a apreciar uma leitura ou, pura e simplesmente, chegar ao fim do livro e quer guardar o universo desse livro pertinho? Quem nunca, não é?

leituras-verao-fb

Aqui entram as livrarias, cheias de oportunidades, capas, texturas, cheiros, papel, cor! Acontece-me com demasiada frequência não entrar numa livraria para não me perder e, de forma geral, o que me atrai na livraria são os produtos que vendem. Mas há livrarias que, em si só, são um motivo de visita! Daquelas que são pedaços da história ou daquelas que nasceram em palácios ou edifícios seculares.

Fechada em casa desde Janeiro, sonho com o dia em que pego na mochila e meto os pés ao caminho de um qualquer destino Sul Asiático. Sejamos realistas: não vai acontecer tão depressa, PONTO. Opções? O nosso Portugal, do qual conheço tão pouco! Se calhar também já é hora de mudar isso e praticar a máxima do Vá para fora cá dentro!.


Promote & earn money

Por isso, criei uma rota intitulada: Viajar em Portugal, na história e na literatura. Sim, sim! Talvez precise de um nome mais interessante, mas o conteúdo está lá, são 5 livrarias históricas em Portugal (4 livrarias e 1 biblioteca, na realidade).

   

Objectivos:

  • Sair de casa! (arrisco a dizer que precisamos todos um bocadinho disto);
  • Viajar por Portugal;
  • Visitar bibliotecas e livrarias que são ícones da literatura e da cultura nacional;
  • Adquirir algumas pérolas para a minha mini-biblioteca.

   

Viajar em Portugal, na história e na literatura: 5 livrarias históricas em Portugal (de factos, são 4 livrarias e 1 biblioteca!)

   

1. Livraria Lello, Porto

Livraria Lello

 (Foto de Ivo Rainha)  

Começamos no Porto, na centenária Livraria Lello, uma das mais conhecidas do mundo e é tão espectacular que muitas pessoas entram só para admirar o espaço. 

Podem adquirir o vosso bilhete aqui, é um voucher dedutível na compra de um livro. As crianças até 3 anos não pagam, mas é necessário apresentar o respectivo voucher.


Soulmia Curve-125x125

O edifício de fachada neogótica foi construído pelo engenheiro Xavier Esteves, em 1906, e, no seu interior, o destaque vai para a escadaria emblemática e para o tecto em estilo majestoso.

   

2. Livraria Centésima Página, Braga

Cerca de 1 hora de viagem, do Porto para Braga, onde de situa a  Livraria Centésima Página, instalada na Casa Roldão. Este edifício data do século XVIII, de estilo barroco e está classificado, desde 1977, como Edifício de Interesse Público. 

A livraria tem também uma cafetaria. Por isso, a ideia é comprar um livro e sentar-me por ali a ler enquanto beberico um chá ou um café (já me estou a ver lá, fico com vontade de ir já!).


Soulmia New Arrivals

De Braga a Mafra é um esticão valente. Eu estou em Leiria, mesmo ali entre Lisboa e Porto, se calhar, aproveitar o fim-de-semana no norte e no fim-de-semana seguinte rumar a Mafra não é nada mal pensado! 

   

3. Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra, Mafra

Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra

 (Foto da Revista Visão)  

Já não visito o emblemático  Palácio Nacional de Mafra desde pequena, mas ainda me recordo da sua imponência! Lá dentro encontram a “Biblioteca Monástico-Real do Palácio Nacional de Mafra”, grandiosa como todo o monumento.

São 36.000 livros. 36 mil! Muitos são obras raras e contam já muitos séculos, já que alguns destes livros datam do século XV. Não pensei em entrar aqui e mexer em tudo. A consulta é aberta apenas a investigadores e, mesmo assim, apenas por marcação prévia.


   

4. Livraria Sá De Costa Editora, Lisboa

De Mafra a Lisboa é um instante.

Livraria Sá da Costa Editora

 (Foto do blog Restos de Colecção)  

Na zona do Chiado (se apanharem o metro dentro de Lisboa, dirijam-se à paragem Baixa-Chiado), ao lado do Café A Brasileira – o mais renomeado e emblemático café de Lisboa! – encontram a não menos emblemática Livraria Sá De Costa.

Aqui podem apenas ver a fachada, já que a Livraria Sá De Costa encerrou portas definitivamente em 2013. Apesar disso, continua a ser um ponto de paragem obrigatório: aqui se fez a História acontecer por mais de 100 anos.

Para saber mais sobre esta livraria, visitem o delicioso blog Restos de Colecção, da autoria de José Leite.

   

5. Livraria Bertrand do Chiado, Lisboa

Livraria Bertrand do Chiado

 (Foto da Bertrand Livreiros)  

A não mais do que um minuto de distância, está o último destino desta rota: a  Livraria Bertrand do Chiado.

O Guinness World Records nomeou-a, em 2011, como a mais antiga livraria do mundo ainda em funcionamento.  A visita ao espaço é por si só uma experiência única. 

Eis um espaço que vem acentuar a fusão entre história e modernidade, permitindo que os clientes juntem sabores às suas leituras.

O Café convida os mais ou menos curiosos a “provar os livros”, numa homenagem a estes objetos que são detentores do saber culinário e gastronómico.

by Bertrand Livreiros

   

E pronto, estas são as minhas propostas, 5 Livrarias Históricas em Portugal (4 livrarias e 1 biblioteca).

Estou desejosa para ir e, quem sabe, encontrar outras maravilhas pelo caminho! 

   

5 Livrarias Históricas em Portugal | Pilha de livros | Photo by Prateek Katyal
Photo by Prateek Katyal

E vamos aceitar que a frase “A COVID-19 veio para ficar” se tornou banal, já que é o mais provável, e que, por isso, mais vale aprender a viver com os factos e seguir em frente (uma pessoa esfrega-se em álcool desinfectante, mete uma máscara e vai com um sorriso na cara!).

   

Não são só 5 Livrarias Históricas em Portugal

Portugal tem muitas bibliotecas e livrarias – podia ter mais e, depois da pandemia, de certeza que haverá ainda menos – e eu acrescento ainda que todas elas merecem uma visita e a compra de, pelo menos, um livro. À parte desta rota que vos apresento, desafio-vos a irem à livraria mais próxima e a comprarem um livro, não interessa se caro ou barato, desde que seja algo que vos encha o coração! Com este pequeno gesto podem estar a contribuir para salvar estes espaços tão preciosos e a enriquecer a vossa vida.

Ah, esta foi uma escolha pessoal, não há aqui rankings e, na minha opinião, nenhuma é melhor do que a outra. Além disso, há muitas outras que se enquadrariam aqui, mas digamos que esta seria a rota para um fim-de-semana (ou dois: um no Norte e outro na zona de Lisboa, se quiseram aproveitar para fazer outras coisas, para além de calcorrear de livraria em livraria).

E vocês? O que acham desta rota Viajar em Portugal, na história e na literatura? (Hmmppfff, o nome podia ser melhor, podia!)

Para outros passeios, espreite AQUI!

   

Beijos e abraços (desinfectados!)
a-ana

Também pode gostar de: