Fizemos umas férias diferentes e fomos passear pela costa alentejana de Autocaravana.

Autocaravana: da Costa Alentejana ao Algarve
Fizemos a rota em 5 dias

Fizemos, de Autocaravana, da Costa Alentejana ao Algarve! Foi a primeira vez que viajámos de autocaravana. Os locais a visitar já iam definidos, mas os lugares para pernoitar foram decididos no dia.

Arrancámos de Leiria cedo e fizemo-nos à estrada até Vila Nova de Milfontes, a nossa primeira paragem. A nossa rota foi sempre por praias, mas o Alentejo tem outros locais lindos para visitar.

A costa alentejana tem as paisagens mais bonitas de Portugal. Tem dezenas de praias, desde as mais selvagens às mais urbanas.

Se não conhece, reserve a.van.pt e parta à descoberta!

Autocaravana: da Costa Alentejana ao Algarve com a A.van.pt

Tem duas camas de casal, uma cozinha, fogão e frigorífico. Tem um espaço de convívio com mesa e bancos, duche e uma sanita portátil; toda a loiça para cozinhar está incluída; e pode incluir outros acessórios, como cadeiras de esplanada e prancha de Stand Up Paddle.

A rota Autocaravana: da Costa Alentejana ao Algarve (5 dias)

Esta foi a nossa rota de Autocaravana: da Costa Alentejana ao Algarve, 5 dias espetaculares, com muito passeio, descanso, praia e diversão!

Praia do Malhão

A rainha absoluta das praias de Milfontes é a Praia do Malhão, situada a 10 km a Norte do centro da vila. É uma praia extensa que impressiona pelo seu cenário de águas azuis e formações rochosas, criando ambientes selvagens e ao mesmo tempo íntimos. Há estacionamento.

Vila Nova de Milfontes

Vila Nova de Milfontes está localizada no litoral do Alentejo (Sul de Portugal), no concelho de Odemira, e integra o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

1ª noite: Parque de estacionamento em Vila Nova de Milfontes (R. António Mantas)

Cabo Sardão

Entre Almograve e a Zambujeira do Mar fica o ponto mais ocidental da costa alentejana. Guardado por um farol, sentinela do Cabo Sardão, este é um lugar de reconciliação absoluta com a paisagem terrestre e marítima.

Não é possível ficar indiferente perante as imponentes escarpas cavadas a pique em direção a um mar possante e ao mesmo tempo sereno, ou confrontado com um horizonte de planícies infindáveis, cobertas por uma vegetação rasteira e verdejante.

Zambujeira do Mar

A zona mais a sul da Costa Alentejana foi abençoada por areais paradisíacos, praias de águas cristalinas, areias soltas e formações rochosas imponentes.

Praia de Odeceixe

Classificada como uma das 7 Maravilhas – Praias de Portugal, a praia de Odeceixe, localizada no extremo norte do concelho de Aljezur, tem a particularidade de conter uma praia fluvial, pois é limitada a nascente e a norte pela Ribeira de Seixe, que faz fronteira natural com o Alentejo. Tem por isso banhos de mar e de rio. 

Aljezur

A vila de Aljezur situa-se na zona ocidental da província do Algarve (Sul de Portugal). Fica a 30 km de distância da cidade de Lagos.

2ª noite: Praia da Bordeira

Autocaravana: da Costa Alentejana ao Algarve

Praia da Bordeira

A Praia da Bordeira é um capricho da natureza, moldado por falésias coloridas e extensos campos dunares polvilhados pela vegetação preservada.  Mesmo nos meses de verão será difícil encontrar a Praia da Bordeira repleta de visitantes.

Autocaravana: da Costa Alentejana ao Algarve
Vimos o sol nascer na Praia da Bordeira

Praia do Amado

É fácil se apaixonar pela Costa Vicentina e mais ainda pela Praia do Amado, considerada uma das mais belas praias do litoral português. Emoldurada por falésias cor-de-rosa, esta bela praia estende-se ao longo de três vales e oferece um mar perfeito.

Soulmia Dresses

Sagres

Sagres é uma vila portuguesa localizada na ponta ocidental do Algarve, Sudoeste de Portugal.

Os pontos turísticos de Sagres se dividem entre suas praias de altas falésias verticais e as construções históricas de paisagens marcantes, como o são o Farol do Cabo São Vicente e a Fortaleza de Sagres.

3ª noite: Intermarché de Sagres

O reabastecimento de água potável tem um custo de 2,00€/100 lts e tem estacionamento reservado a pernoita de autocaravanas.

Vila do Bispo

Com 60% da sua área inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o concelho de Vila do Bispo é um dos poucos locais da região do Algarve onde a natureza selvagem, aliada a um património histórico cultural riquíssimo, se mantém intacta. 

Praia do Burgau

Integrada na povoação do Burgau, é uma praia de caráter urbano e marca o limite poente do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. O areal estende-se ao longo de uma pequena enseada abrigada das intempéries que funciona como porto piscatório.

4ª noite: Intermarché de Porches

Tem estacionamento reservado a pernoita de autocaravanas.

Porches

Porches é pequena, íntima, ruas pitorescas e silenciosas donde predomina o branco. Durante o verão transfigura-se, vibra, e atrai multidões que suspiram pelas suas praias idílicas.

Praia da Nossa Senhora da Rocha

A praia, muito acolhedora, surge associada ao porto de pesca da Nossa Senhora da Rocha, sendo assim o areal partilhado com as embarcações, artes de pesca (sobretudo alcatruzes) e casas de aprestos dos pescadores. As mesmas embarcações fazem também, a pedido dos turistas, visitas às grutas marinhas da região onde se produzem fascinantes jogos de luz e cor, bem como a praias isoladas só acessíveis por mar.

Para outras dicas além desta nossa rota de Autocaravana: da Costa Alentejana ao Algarve, confere os 13 objetos essenciais para viajar em 2021 e as Férias no Alentejo que todos precisamos!

Se este destino não te fascina, o que achas de Aguiar da Beira ou, para quem quer sair do país, de Punta Umbría, no sul de Espanha?

Diverte-te e boas viagens! 😉

a-ângela

Também pode gostar de: