Apresentado por Lorraine Masseyhttps://www.curlyworld.com/ -, este método é uma declaração de amor aos cabelos encaracolados.

Método Caracóis Saudáveis é uma declaração de amor! Juro! Afinal, quantas horas infindáveis passei a tentar que o meu cabelo parecesse bonito e saudável (aliás, às vezes se ele ficasse minimamente apresentável já não era mau!)?

É impossível contabilizar, mas são demasiadas horas, disso não tenho dúvidas! Por isso, fiquei radiante quando me falaram do Método Caracóis Saudáveis.


Não me rendi no primeiro segundo, é um facto!, mas fui ler sobre o método e percebi que, de facto, podia estar ali a solução, como quem descobre a pólvora. 

O que é o Método Caracóis Saudáveis?

No Método Caracóis Saudáveis o cabelo é lavado apenas com condicionador/cowash ou com um champô sem sulfatos. Abracem o vosso cabelo e as suas tendências naturais da maneira mais saudável possível!

E esqueçam os champôs, amaciadores, cremes e outros do género, que usam sulfatos e mais uma série de ingredientes que matam o cabelo dos mais resistentes.

Com base no “Curly Girl Handbook“, da autora Lorraine Massey, este método é uma viagem de aceitação para quem tem cabelos aos caracóis, sejam estes caracóis mais abertos ou mais fechados ou o cabelo mais longo ou mais curto. 


first order, 2018

O primeiro passo é reconhecer a importância de um cabelo saudável e perceber que a adopção destes produtos vai ajudar, não só quem os usa, mas também os produtores e os comerciantes que apostam nestas soluções, maioritariamente vegan e cruelty free. Esta pode também ser uma pequena contribuição de cada um de nós para a preservação do meio ambiente. 

 


Os princípios do Método Caracóis Saudáveis!

  • Digam não aos champôs com sulfatos
  • Mantenham à distância secadores e placas de esticar ou encaracolar o cabelo
  • Dispensem escovas e pentes
  • Eliminem da vossa casa produtos para cabelos que tenham produtos químicos prejudiciais
  • Não lavem o cabelo com tanta frequência
  • Não usem toalhas
  • Optem por não pintar o cabelo


Não sigo todos estes passos à risca (uso toalhas de secagem rápida e pinto o cabelo com tintas sem amoníaco), mas quase! 🙂 

Método Caracóis Saudáveis: uma declaração de amor | Photo by Laura Chouette
Photo by Laura Chouette

Método Caracóis Saudáveis: uma declaração de amor. Como colocar em prática?

Para ajudar a desvendar este Método Caracóis Saudáveis, existe o grupo de Facebook Caracóis Saudáveis, Método Curly Girl – Portugal que pretende capacitar, educar e celebrar o cabelo encaracolado. 


Aqui vão encontrar conteúdos fáceis de interpretar e que permitem perceber como funciona. Ao início pode parecer muita coisa, mas depois, na prática, cada pessoa adapta aos seus cabelos e à sua realidade.

1. Como começar?

Eu comecei por ler o Glossário, para ter uma ideia mais abrangente, depois vi alguns vídeos que ajudaram a perceber melhor como funciona o método, deixo-vos alguns exemplos:


Método Caracóis Saudáveis para iniciantes 

The Curly Girl Manifesto, Lorraine Massey

2. E o que fazer a seguir?

Numa segunda fase, fiz uma análise aos produtos que tinha em casa. Para isso, usei o Curlsbot.

Cheguei à triste conclusão de que mais de metade dos produtos que estava a usar no meu cabelo não era compatível com o Método Caracóis Saudáveis, por isso tive de adquirir alguns produtos para começar a implementar o método.


Também tive uma chapada de realidade, afinal, que raio de produtos químicos é que eu andava a pôr (voluntariamente!) no meu cabelo?

3. Os meus produtos não são compatíveis, e agora?

O ideal é substituir todos os produtos ao mesmo tempo, mas para quem achar que fica muito dispendioso, substituam conforme forem precisando. Os resultados demorarão um pouco mais, mas se não desistirem, o vosso cabelo vai agradecer e não se vão arrepender!!!

No grupo de Facebook Caracóis Saudáveis, Método Curly Girl – Portugal existe um álbum com a indicação de muitos produtos que podem ser usados, uma grande parte está disponível em supermercados e a custos bastante acessíveis. 

No meu caso, como me senti um bocadinho perdida, fui directamente a uma loja que vende produtos cosméticos e de higiene, à MAT (make amazing things). Na Mat têm secções específicas só com produtos compatíveis com o Método Caracóis Saudáveis e, com base nas características do meu cabelo, recomendaram-me alguns produtos (abençoadas!). Ah, e se pertencerem ao grupo de Facebook Caracóis Saudáveis, Método Curly Girl – Portugal, aMat tem 10% de desconto em produtos compatíveis com o método!

4. Meter as mãos na massa (neste caso, nos cabelos) e ajustar técnicas

Também há um bocadinho de tentativa-erro neste processo de adoptar o Método Caracóis Saudáveis. 

Desde os produtos em si, à sua aplicação e aos métodos de secar e pentear, com o tempo vão aprendendo o que melhor se adequa ao vosso tipo de cabelo. 

Por exemplo, o meu cabelo detesta que lhe dê demasiada atenção quando uso a toalha de secagem rápida (uso umas toalhas deste género, que comprei propositadamente para secar o cabelo) e adora uns lenços de cetim que passei a usar por cima da fronha da almofada. Cada um com a sua pancada! 🙂

Quais são os resultados do Método?

Comecei a usar o Método Caracóis Saudáveis em Outubro de 2020, vamos a Junho de 2021 e quais são os resultados?

Para começar, os meus dias de cabelo mau continuam a existir, não vos vou mentir! Mas são a um nível completamente diferente!

O frizz reduziu substancialmente, especialmente à frente, que era onde ele estava sempre muito mau. 

A mistura entre caracóis e lisos diminuiu, com os caracóis a ganharem terreno. Dantes era 50% de lisos frizados, 30% de ondulados parvos e 20% de caracóis tímidos. Hoje os caracóis saudáveis dominam a uns bons 90% e só 10% é que ainda não foram ao sítio (Dêem-me mais uns meses!)



No geral, o meu cabelo está mais hidratado e, basta um olhar rápido, para perceber que está muito mais saudável. 

Para quem tem cabelo ondulado ou aos caracóis, deixem de ter vergonha dos vossos cabelos maravilhosos, larguem as placas e os secadores e juro que não se vão arrepender!

Experimentem e depois digam-me como está a correr.

Para mais dicas, espreitem AQUI! 😊

   

a-ana

Também pode gostar de: