Roma situa-se na região centro-ocidental de Itália. Hoje, a cidade de Roma é bastante diferente da cidade antiga, fundada há quase três mil anos.

   

Nessa altura, não era apenas uma cidade, era um Estado poderoso que fez de Roma um dos principais centros do mundo antigo. Daí se utilizar a frase “todos os caminhos levam a Roma”. Veja como passar um dia na Cidade Eterna.


O idioma oficial de Itália é o italiano, mas muita gente fala inglês nas cidades mais turísticas, nomeadamente em Roma. O italiano é uma língua bastante percetível para a maioria dos portugueses por ser também de origem latina.

Para estares preparado para falar o básico nos hotéis ou em restaurantes, deixo-te algumas palavras em italiano:

Olá/Adeus – Ciao

Obrigado – Grazie

Desculpa – Scusi

Sim – Si

Não – No

   

Roma: Um dia na Cidade Eterna! Porquê Cidade Eterna?

Na Roma Antiga era assim que, carinhosamente, se referiam à cidade, pois reza a lenda de que os romanos acreditavam que, independentemente de qualquer coisa que viesse a acontecer, Roma nunca deixaria de existir. E parece que tiveram razão. Entre colapsos e guerras, a queda do império, a decadência e invasões, a cidade de Roma continua lá, incrivelmente bela e atraindo milhões de turistas de todo o mundo.

Roma: Um dia na Cidade Eterna!
A cidade de Roma é incrivelmente bela e atrai milhões de turistas.

   

Roma: Um dia na Cidade Eterna! Como conseguir viagens baratas para Roma?

Há companhias aéreas com preços muito acessíveis, tanto de Lisboa como do Porto, para Roma Ciampino (CIA) e a duração é de cerca de 3 horas.


Soulmia Dresses

Em maio, a Ryanair oferece voos bastante em conta, com origem em Lisboa, a rondar os 25€. Tal como em Portugal, a temperatura em Roma é agradável na maior parte do ano. As épocas mais amenas, em que não faz nem muito calor, nem muito frio, são a primavera, o final do verão e o outono. Em maio e junho os dias são ensolarados com uma brisa agradável. É a época ideal para andar a pé pela cidade e visitar os belos monumentos. Em junho, a Ryanair chega a ter voos do Porto para Roma a 32€.


Viajei para Roma em Julho, época mais quente em que as temperaturas podem oscilar entre os 29 e os 33 graus. Como grande parte dos monumentos são ao ar livre, aconselho a que tenham sempre convosco chapéus, protetor solar e água. Para viajar nesta altura, avaliem o quanto suportam ou não o calor.

É difícil acompanhar as promoções de todas as companhias aéreas para ter a opção mais barata. A dica que dou é que acedam a um comparador de passagens aéreas, como o Jetradar ou o Momondo, que fazem uma pesquisa em todas as companhias aéreas. Assim poupam-se de entrar no site de cada uma das companhias e fazer várias pesquisas diferentes.

No comparador, colocamos a data da viagem, o aeroporto de partida e chegada, e ele mostra todas as opções disponíveis. Eu uso sempre o Jetradar, é seguro e apresenta ótimos resultados. Desta forma, podem poupar muito na compra das vossas viagens, sejam elas para Roma ou para outro local.

Quando têm a opção de viajar em qualquer altura, sem datas muito apertadas, aconselho a que utilizem o motor de busca de voos do Google, que diz quais as datas mais baratas para viajar para determinado local. Utilizem o calendário interativo e o gráfico para procurar os melhores preços.

   

Roma: Um dia na Cidade Eterna! O que visitar?

Sabíamos que um dia em Roma era muito pouco, mas íamos viajar para Atenas (Grécia) e o nosso voo fazia escala de 15h em Roma, então decidimos aproveitar esse tempo da melhor forma e conhecer mais uma cidade. Foi possível conhecer os seus principais monumentos e tirar algumas fotos.

Roma: Um dia na Cidade Eterna!? Se também só têm um dia para estar em Roma, preparem as perninhas e vamos lá fazer uns quilómetros pela cidade eterna.

Vou deixar-vos algumas dicas de atrações em Roma para visitar em apenas um dia.

   

Coliseu

Este é o monumento mais importante da capital italiana. Não há dúvidas!

O maior e mais famoso símbolo do Império Romano. O coliseu era um enorme anfiteatro utilizado para combates entre gladiadores ou entre gladiadores e animais selvagens. A sua construção começou em 72 d.C por ordem do imperador Flávio Vespasiano.

Comprem o bilhete para visitar o Coliseu que tem incluído o passeio pelo Fórum Romano.

   

Fórum Romano

Passear pelo Fórum Romano é como estar no coração do Império Romano. 

Durante séculos, este foi o centro do poder e da vida pública romana. Aqui era onde aconteciam as cerimónias, eleições, discursos públicos, processos criminais e assuntos comerciais. 

Depois desta caminhada pelo fórum, continuámos a não dar descanso às pernas e andámos mais 15 minutos até ao Panteão.

Antes de visitar o monumento, aproveitámos para descansar e recuperar o fôlego. Nesta zona há vários restaurantes e foi aqui que almoçámos. Quisemos experimentar a verdadeira pizza italiana e as opções são bastantes. Escolham o restaurante que vos saltar mais à vista e aproveitem as esplanadas.

Roma: Um dia na Cidade Eterna!
Passear pelo Fórum Romano é como estar no coração do Império Romano. 

   

Panteão

O Panteão é o monumento mais bem conservado da antiga Roma.

Foi construído em 27 a.C. Era o “Templo de todos os Deuses” e em 609 d.C. foi transformado numa Igreja Católica. Nele há missas e celebrações todos os dias.

No interior do Panteão estão os túmulos dos reis Vittorio Emanuele II e Umberto I e do famoso pintor Raffaello Sanzio.


A entrada é gratuita, não deixem de visitar.

   

Fontana di Trevi

A 650 metros fica a famosa Fantana di Trevi que, obviamente, não podia faltar no nosso roteiro.

É também um dos ícones da cidade e está sempre repleta de turistas, mesmo que nesta altura estivesse em obras de restauração. A fonte estava vazia e cercada. É escusado dizer que foi uma desilusão quando lá chegámos e vimos este cenário. Nem nos foi possível fazer o tão famoso lançar da moeda para a água e pedir o desejo.

Diz a lenda que quem lança uma moeda para a Fontana di Trevi, estando virado de costas, retornará a Roma. Talvez tenha sido por isso que ainda não voltei lá. Inicialmente dizia-se que bastava beber da água da fonte, mas a prática de lançar moedas tornou-se popular com o filme americano Three Coins in the Fountain, em 1954.

Para isso devem virar-se de costas, pegar na moeda com a mão direita e lançar a moeda sobre o ombro esquerdo, sem se virarem.


Soulmia Graphic Street Style Trend

Caso lancem a moeda duas vezes, diz-se que se vão apaixonar por um italiano ou italiana. Se lançarem três vezes, irão casar-se com o vosso namorado ou namorada.

Roma: Um dia na Cidade Eterna!
Fontana di Trevi em obras. Foi uma desilusão.

   

Onde ficar em Roma?

Nós não ficámos alojados em Roma porque tínhamos de seguir viagem até à Grécia, mas da próxima vez tenciono ficar mais uns dias, conhecer melhor a cidade e ir ao Vaticano.

Apresento as minhas sugestões de alguns alojamentos que já estive a consultar.

Dentro do segmento económico, o Palma Residences In Rome é uma boa opção. Por cerca de 32 euros/noite tem disponível um quarto duplo com casa de banho privativa, acesso à internet e pequeno-almoço.

As Estações de Metro Termini e Castro Pretorio ficam ambas a cerca de 500 metros e providenciam ligações para o Coliseu e para a Fontana di Trevi, em apenas 5 minutos.

O Vatican Garden Rooms, localizado a 1,5 km do Vaticano, é um alojamento com um pouco mais de qualidade e requinte. Com pequeno-almoço, acesso Wi-Fi, ar condicionado, frigorífico, torradeira, chaleira e máquina de café no quarto, por um preço que ronda os 45 euros/noite.

Para os viajantes com um orçamento mais apertado, apresento-vos a Casa Simpatia Roma – um local para ficar numa cama em dormitório partilhado. Por 20 euros/noite, com pequeno-almoço, o hostel fica localizado a 5 minutos a pé da Estação de Metro Vittorio Emanuele, a 1,5 km do Coliseu e a 5 km da Cidade do Vaticano.

   

Roma: Um dia na Cidade Eterna!
Localizado entre o Coliseu e o monte Palatino, o Arco de Constantino foi inaugurado em 315.

   

Devo ter seguro de viagem?

Para viajar para qualquer país da União Europeia, utilizo o Cartão Europeu de Saúde, tendo assim acesso a assistência médica durante a minha estadia temporária em qualquer um dos países.

É um cartão gratuito, comum a todo a espaço da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega, Suíça e Reino Unido.


Para requerer o Cartão Europeu de Saúde, podem fazê-lo através da internet, no site da Segurança Social, ou presencialmente, num dos serviços de atendimento da Segurança Social e Espaços Cidadão. 

   

Como funciona o Roaming em Itália?

Quando uso o telemóvel durante uma viagem a outro país da UE, como é o caso de Itália, não pago taxas adicionais, ou seja, o Roaming é gratuito. As vossas chamadas, SMS e serviços de dados são cobrados às taxas cobradas em Portugal.

a-ângela

   

Também pode gostar de: