Nunca tinha usado aparelho e tinha os dentes bem direitos. Mas, com o tempo, comecei a notá-los mais tortos, consequência do aparecimento dos dentes do siso que estavam cá mas inclusos.

Dentes inclusos, uma situação que ocorre quando não se verifica a natural erupção dos dentes. Esta situação normalmente acontece quando não existe espaço suficiente para o seu devido posicionamento. Em consequência disso, decidi avançar com o SPARK: O meu aparelho de dentes invisível.

A solução para corrigir os meus dentes tortos passava por colocar aparelho, mas não sem antes extrair os 4 sisos inclusos. O meu processo foi feito através de duas pequenas cirurgias (uma que extraiu os 2 sisos da esquerda e outra para os da direita).

Claro que o pós-cirúrgico não é brincadeira, mas é completamente ultrapassável: medicação, repouso e alimentação líquida.



Ultrapassado este ‘constrangimento’ foi hora de procurar um Ortodontista (médico dentista especialista no alinhamento dos dentes ou maxilares) e foi a Dra. Madalfa, da Clínica Santa Madalena, que me apresentou o aparelho invisível, da marca Spark.

SPARK: O meu aparelho de dentes invisível

Este é o sonho de quem quer uns dentes alinhados: não se vê e não dói.

É utilizado, no mínimo, 22 horas por dia e apenas o retiro para comer ou beber bebidas quentes. Este método não precisa de consultas mensais para aperto do aparelho, pois sou eu que troco os alinhadores semanalmente ou de 2 em 2 semanas.



A dentista fez um projeto visual da minha boca de forma a que eu percebesse as mudanças e como vou ficar. Fizeram-me uns moldes que permitiram realizar o 3D virtual para a construção dos alinhadores/goteiras.

3D Virtual: antes e depois

Depois disto entram os attachments. São como os do aparelho fixo, mas transparentes e muito discretos. É neles que o aparelho encaixa.



Coloquei o aparelho invisível há cerca de 2 meses e tem sido muito tranquilo. Tive apenas 1 ou 2 dias de adaptação.

Para mim, uma grande vantagem do Spark é que ele me desmotiva de comer por impulso – aquela bolachinha ou chocolate que picava entre refeições – fico com preguiça de tirar o aparelho, comer, lavar os dentes e recolocar.

SPARK: O meu aparelho de dentes invisível

A manutenção tem sido muito simples. Só passo no dentista caso precise de recolocar algum attachment que se solte.

Tenho tratamento previsto para 5 meses (muito rápido, não é?). Daqui a nada já tenho os dentes direitinhos.

SPARK: O meu aparelho de dentes invisível: deixo-vos este feedback inicial e, quando tirar o aparelho mostro-vos o resultado final, pode ser?

Para quem quiser mais informações, contactem uma das Clínicas Santa Madalena, que super recomendo! É uma equipa muito atenciosa e simpática.



Eu frequento a clínica de Leiria e sou seguida pela super disponível Dra. Mafalda Ascenso.

Viaja no Inverno: os destinos mais baratos
Hotéis em Portugal para relaxar a dois
21 gadgets de viagem impossíveis de resistir em 2022! | Photo by mesut kaya
21 gadgets de viagem impossíveis de resistir em 2022!
13 objectos essenciais para viajar | Photo by Ibrahim Rifath
13 objectos essenciais para viajar em 2021


SPARK: O meu aparelho de dentes invisível: perguntas que me fazem com frequência

O tratamento é doloroso?
Não. Tenho alguma (quase nada) sensibilidade nos dentes quando troco de alinhador. É normal. É um sinal de que os alinhadores estão a mover os dentes para a posição final.

Há restrições alimentares?
Não. Posso comer e beber o que quiser, porque removo os alinhadores para comer. É recomendado não beber bebidas quentes enquanto estiver com o alinhador, pois pode deformá-lo.

E se eu perder ou partir um alinhador?
Devo usar o próximo par de alinhadores.

E se eu perder ou partir um attachment?
Aviso a dentista e volto a colocar.

Quanto custa o tratamento Invisalign?

O custo do tratamento varia em função da complexidade de cada caso e da quantidade de alinhadores. O meu custou 2600€.

Devo usar um retentor após o tratamento?

É recomendado o uso de um retentor para evitar que os dentes se desloquem novamente para a posição inicial.

a-ângela

Também pode gostar de: